A consulta  

Varizes e Varicosidades

 

               ENTENDENDO MELHOR AS VARIZES

                Como se formam

  1.                         Depois que o sangue irriga os membros inferiores, as veias das pernas o reconduzem ao coração, com o auxílio de válvulas que ajudam o líquido a vencer a gravidade.
  2. A válvula se abre para o sangue poder passar e se fechar para não permitir que ele retorne.
  3. Quando as válvulas não funcionam com eficiência, o sangue “empoça” nas veias provocando as deformações.
  4. Esse processo provoca mais dilatação nas veias e mais refluxo, e leva à formação de varizes.

 

 

Fatores de risco

  • Hereditariedade
  • Ficar muito tempo em pé ou sentado
  • Obesidade
  • Gravidez
  • Uso de anticoncepcionais
  • Sedentarismo

 

PRINCIPAIS SINTOMAS

  • Pernas cansadas
  • Pernas pesadas
  • Sensação de inchaço
  • Dor
  • Queimação
  • Cãimbras

 

VARIZES, COMO PREVENIR?

  1.                         Invista em uma alimentação saudável e controle o peso corporal. O   aumento do peso provoca um aumento de pressão nas veias, favorecendo seu enfraquecimento.

 

  1. Pratique atividades físicas regularmente, de preferência exercícios que exercitem a musculatura das panturrilhas para favorecer a circulação sanguínea.
  2. Antes de começar  a usar pílula anticoncepcional, consulte um ginecologista ou angiologista para saber quais os efeitos dos hormônios sobre o fluxo sanguíneo.

 

  1. Opte por sapatos sem salto ou de salto baixo, variando entre 3 e 5 cm.

 

  1. Evite roupas apertadas reduzindo assim a pressão desnecessária sobre as veias.

 

  1. Evite ficar muito tempo em pé ou sentado com as pernas cruzadas.

 

 

  1. Não fume. O cigarro é prejudicial à sua saúde e pode favorecer o aparecimento das varizes.

 

  1. Adquira o hábito de elevar as pernas por alguns minutos, principalmente após ficar de pé por um longo período.

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS PARA ESTIMULAR A CIRCULAÇÃO

                    Sentados

  • Dobrar e estender os dedos do pé.
  • Separar e juntar as pontas dos pés.
  • Curvar e estender os pés.

                                   De pé


  • Ficar na ponta dos pés.
  • Caminhar sobre os calcanhares.

 

 

 

 

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.

Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta.
Horário
Nunca chegue atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada.

Acompanhantes
O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema.
 
Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.

Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.

Dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.

Lembre-se
O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e dos cuidados recomendados.